Hoje a turma do primeiro período fez uma visita ao Inhotim, um centro de arte contemporânea localizado no município de Brumadinho. Natureza e arte se mesclam por todo o lugar, que possui galerias e obras de artistas situadas entre belos jardins (parte deles criada em colaboração com Roberto Burle Marx). Não deixe de visitar! O Inhotim é maravilhoso!
Entre as obras que mais me chamaram a atenção está a 40 Part Motet, da Janet Cardiff. Nessa instalação, quarenta caixas de som estão dipostas por uma sala, cada uma emitindo o som da voz de um cantor. Juntas, as vozes executam a obra “Spem in Alium”, de Thomas Tallis. É emocionante poder ouvir essa música (que cria uma atmosfera transcedental) de diferentes perspectivas.
Outra obra muito interessante é a "Desvio para o vermelho", de Cildo Meireles. A instalação apresenta, primeiramente, um ambiente em que tudo é vermelho, exceto as paredes e o teto. A seguir, o visitante encontra uma garrafinha caída no chão, "derramando" um líquido, também vermelho, no piso negro que existe a partir desse trecho do local. Essa parte escura do lugar conduz o visitante até uma pia, cuja torneira aberta deixa cair, constantemente, uma água de coloração avermelhada. A constância do vermelho no ambiente e a pia causam grande impacto visual.
O Blog Roda da Moda disponibiliza um vídeo que apresenta essa obra de Cildo Meireles.
Fotos da área externa: