segunda-feira, 14 de abril de 2008

Plástica: Objeto


Na disciplina de Plástica, foi proposto aos alunos um trabalho que consistia em construir, em um espaço de 30x30x30, um objeto que respondesse a uma pergunta feita à arquitetura. No meu caso, foi ela que acabou me perguntando: "Como você quer o seu espaço?". Essa foi a questão que pautou meu trabalho, uma referência à arquitetura interativa e à tecnologia, que permite, cada vez mais, um nível maior de personalização. Pensei em um espaço em que as paredes e o chão pudessem se transformar nos móveis e outros elementos que configurassem o lugar desejado pelo usuário.


Transportar a idéia para o objeto não foi fácil... Inicialmente, pensei em origami arquitetônico, mas não levei o projeto adiante, desencorajada pela minha falta de técnica. Resolvi fazer um trabalho que possuísse "cubinhos", elementos que representassem as unidades da superfície do espaço e que permitissem certo grau de interatividade. Surgia, assim, a primeira versão do objeto:



Percebi que essa primeira tentativa não traduzia muito bem o conceito que eu havia formulado para o meu trabalho. A idéia do "paper arquitecture" fazia melhor esse papel: criava a impressão de "extrude", de projeção de elementos das superfícies estabelecidas. Orientada pelos professores, retomei a idéia inicial e a coloquei em prática.


O resultado foi este:



Ao retirar a tampa:


Ao abrir a segunda tampa:


Nenhum comentário: