Comentário sobre o texto:
"O ensino de Desenho nas Escolas de Arquitetura e a influência da Informática",
de Alexandre Monteiro de Menezes
.
O artigo de Alexandre Monteiro de Menezes ressalta claramente a importância da aplicação da informática no ensino da Arquitetura como instrumento de criatividade e de utilização em todo o processo de elaboração de projetos. No mercado de trabalho atual, o computador se limita, muitas vezes, a uma ferramenta para transpor para a realidade virtual desenhos feitos nos moldes tradicionais e para otimizar o tempo de execução desses trabalhos. Entretanto, é possível romper com o uso trivial dos softwares e descobrir novas maneiras de aplicá-los nos planejamentos arquitetônicos.
.
Atualmente, as informações circulam com incrível rapidez, o mercado exige uma alta produção em um tempo muito curto e a tecnologia desenvolve incessantemente. Para que os profissionais do século XXI acompanhem esse ritmo, é preciso que eles tenham uma formação acadêmica que permita um amplo aprendizado no campo da informática, que forme arquitetos que saibam não apenas operar com diferentes softwares, mas também projetar bem e criativamente por meio deles. O ensino brasileiro está amadurecendo nesse sentido, e faculdades como a Escola de Arquitetura da UFMG demonstram apresentar um projeto de ensino como o citado no artigo, voltado para a formação de profissionais que utilizam a informática para pensar arquitetura.
.
Contudo, não se pode crer que o aprendizado operacional dos softwares é pouco relevante. Os alunos necessitam conhecer e aprender a lidar com os programas para que possam desenvolver projetos por meio deles. Enquanto os recursos dos softwares forem desconhecidos pelos usuários, as idéias, por melhores que sejam, não serão bem concretizadas virtualmente. Além disso, o mercado de trabalho exige profissionais que saibam produzir por meio do computador. Portanto, monitorias, livros e manuais também são muito importantes, principalmente quando estão relacionadas ao uso de aplicativos mais complexos.
.
Hoje, a informática recebe grande destaque em quase todos os cursos em que pode ser inserida. Entretanto, não se podem descartar os métodos tradicionais, como, no caso da arquitetura, os desenhos na prancheta, com todas as normas técnicas, geometrias e perspectivas. Apesar de que esses métodos já são pouco utilizados profissionalmente, parte desse conhecimento é base para que o aluno tenha uma noção melhor de conceitos arquitetônicos que são necessários no trabalho com a realidade virtual.
.
“O Ensino de Desenho nas Escolas e a Influência da Informática” defende muito bem a informatização do arquiteto e o desenvolvimento de um profissional que tenha uma visão crítica da tecnologia. Esse é o caminho certo para a que o mundo receba profissionais que saibam fazer Arquitetura de qualidade.